quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Enquanto continuarmos a pensar como aprendemos...



E de uma conversa no Facebook provocada por esta foto vem: "mundo onde reina o fácil acesso... a tudo" - respondendo ao "mundo onde reina a ignorância".

***

o que esperar de um país onde só alguns frequentavam escola até pouco tempo atrás, qual o resultado disto?

onde uma educadora fala, sem vergonha nenhuma, que a escola estadual onde estudou está ruim porque agora entra qualquer um. ela se considera elite - elite de quê deveria ser perguntado.

antes não tinha disto ou antes não tínhamos acesso a essas informações?

hoje computador e internet atingem a todos indiscriminadamente - quem sabe usar e quem não sabe, quem tem discernimento e quem não tem, e essa divisão não é a mesma que separa os mais ricos dos mais pobres ou os mais letrados dos menos.

estamos mais expostos do que imaginamos, e a maioria não imagina nada.

não sou hacker nem expert em informática e tecnologia, mas sei detalhes da vida de pessoas que nunca encontrei pessoalmente. fico imaginando o que conseguiria se meu interesse não se limitasse à curiosidade sobre os limites na internet.

PENSAMENTOS SOLTOS SURGIDOS À NOITE, COM SONO, QUANDO TENTAVA SATISFAZER O LADO DIREITO DO CÉREBRO...

***

Aprendemos a pensar em um mundo. E ele já não existe mais.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Então é Natal

O repórter diz que ela acha que fazer a ceia em casa é perda de tempo. Então entra a entrevista: "Prefiro comprar pronta; a vida está muito corrida e não dá tempo."
Não ter tempo é uma coisa, considerar perda de tempo outra.
Atenção, é preciso atenção dos dois lados da TV.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Então

Your rainbow is slightly shaded green.

 
 
 
 
 
 
 

What is says about you: You are an intelligent person. You feel strong ties to nature and your mood changes with its cycles. Those around you admire your fresh outlook and vitality.

Find the colors of your rainbow at spacefem.com.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Oh, vida cruel e subdesenvolvida! - again


Qualidade, autonomia, cidadão crítico, desenvolvimento global, integralidade - algumas das muitas palavras associadas à educação e que algumas escolas, basicamente  as particulares, adoram colocar em seus discursos de palavras e frases bonitas e enfeitadas, com entonações fortes, carregadas de intenção... de venda.

Hoje pela manhã estava relendo trechos de dois livros só para me lembrar que não sou eu  a louca - a desfaçatez é tanta  que dá até para se questionar, pois c hega ao ponto de ser inacreditável.
Ambos não são recentes mas permanecem atuais: "Cinco Estudos de Educação Moral", organizado por Lino de Macedo, com textos, entre outros, de Jean Piaget e Yves de La Taille, e "Medo e Ousadia - o cotidiano do professor", de Paulo Freire e Ira Shor.

Enquanto isso, a apostila (cara) diz que peixe-boi é um peixe e os índios brasileiros foram dizimados por causa das doenças trazidas pelos portugueses.A informação pode estar certa, mas vale menos se não for registrada como "resposta completa". O trabalho "que vale nota" foi respondido de maneira correta, mas como os desenhos - ursinhos, meros enfeites - não foram pintados, terá pontos descontados.
********

"Para que a vida humana não se torne lúgubre e enfadonha é importante compreender que há coisas cujo valor independe da utilidade. O que for útil porque é um meio para algo mais, e se o algo mais, por sua vez, não for meramente um meio, deve ser valorizado por si mesmo, pois de outro modo a utilidade será ilusória."
(Bertrand Russell)

Foi assim


Dezembro de 2010 registrado por João Pedro.