quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Página 161 e um fio puxa o outro

Uma corrente diferente na blogosfera: você abre o livro mais próximo na página 161 e transcreve a 5ª linha. Achei no blog público&privado, que por sua vez achou no Notas ao café.

"Deixe-me ajudá-lo a entender o que isso significa para você."

O primeiro livro à mão na casa de minha mãe (onde estou de molho) foi "O Segredo".
E por falar nele, acho que vou lê-lo. Não sou nem um pouco interessada neste tipo de livro, mas ler não faz mal a ninguém, pelo contrário.
Bem, isso pode não ser totalmente verdade... Lembrei-me de estar à toa alguns anos atrás, de férias, e ter aparecido na minha frente "Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei", do Paulo Coelho.
Coloquei todos as minhas idéias sobre o autor de lado e pensei: "vamos ver porque tanta gente adora". Quem quase sentou e chorou fui eu, de ter perdido meu tempo.
Ignorando o tema, a história, a mensagem (?), a leitura foi muito difícil. Eu pulava uma página para ver se melhorava, nada, então voltava e lia o que tinha pulado, nada, lia o final, voltava para onde estava, nada, nada, nada. A impressão que tinha era de estar lendo um diário de adolescente.
Acabei de verificar no Google o título do livro (tinha escrito "às margens") e encontrei um trecho: "(...) Em algum lugar este rio se junta com outro, depois com outro, até que - distante dos meus olhos e do meu coração - todas estas águas se confundem com o mar. (...) - Procure viver. Lembrar é para os mais velhos - dizia ele. Talvez o amor nos faça envelhecer antes da hora, e nos torna jovens quando a juventude passa. (...)"
Isso me faz pensar em que educação estamos oferecendo aos jovens. O trecho acima, tirei de um site de uma aluna de Física da USP, como "textos preferidos".
Mas o sucesso é mundial! Um ponto para o drama ficar menor ouvi em entrevista que afirmava que as traduções são bem melhores que o original. Um texto bem escrito é sempre um texto bem escrito...

P.S. Apesar de não gostar de Paulo Coelho e livros de auto-ajuda, continuo amiga de quem gosta...