terça-feira, 29 de maio de 2007

Meia-noite e eu aqui

O filme que ia assistir já acabou. Marido e filho dormem. Brigo com o sono. Prefiro isto, apesar de precisar acordar às 6 e enfrentar o frio, a deitar e sentir dor, a acordar mais cansada do que vou dormir.
Mas pensando bem, acho que hoje vou me render. Amanhã a Prefeitura deverá estar em polvorosa com a demissão de todos os secretários municipais (comentários de fim de tarde).
Há "boatos" de que junto foram todos os cargos comissionados, que são muitos.
Ainda bem que meus ouvidos e olhos não são minha boca...

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Adoro poesia

Adorei e copiei do blog da Denise porque tem muita gente preguiçosa vindo me visitar que, se tivesse que clicar no link, não iria ler. Seria uma desperdício!

Se
Alice Ruiz

se por acaso
a gente se cruzasse
ia ser um caso sério
você ia rir até amanhecer
eu ia ir até acontecer
de dia um improviso
de noite uma farra
a gente ia viver
com garra

eu ia tirar de ouvido
todos os sentidos
ia ser tão divertido
tocar um solo em dueto

ia ser um riso
ia ser um gozo
ia ser todo dia
a mesma folia
até deixar de ser poesia
e virar tédio
e nem o meu melhor vestido
era remédio

daí vá ficando por aí
eu vou ficando por aqui
evitando
desviando
sempre pensando
se por acaso
a gente se cruzasse...

Sou uma "pessoa de imagens". Li a poesia e fiz um filminho na minha cabeça. Ouço música, outro filminho. Pra tudo tenho imagens.

domingo, 27 de maio de 2007

"O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que o tempo tem o tempo que o tempo tem."

Ando precisando aprender quanto tempo o tempo tem...
Estou com uma lista de assuntos sobre os quais queria escrever aqui (escrita no meu caderninho de idéias, na sexta à noite, ou melhor, sábado de madrugada, enquanto assistia "Brokeback Mountain") Mas cadê o tempo?
Vou ser sincera: o tempo não tem nada a ver com isso. A culpa é só minha, da minha falta de administração do tempo nas últimas semanas.
Mas como as anotações já foram feitas, espero conseguir colocá-las para visitação em breve.

sábado, 26 de maio de 2007

Mantendo-se fiel aos próprios ideais

"A Rainha de Espadas emerge do Tarot como arcano de aconselhamento neste momento de sua vida, Ana. A mensagem aqui é clara: seja fiel aos seus ideais, não se contente com pouco. Avalie criticamente o ambiente e corte todas as pessoas e situações que não servem mais em sua vida, sobretudo pessoas que você não avalia como construtivas, afinal todas as relações se pautam numa boa troca. É momento de você dar exemplo aos outros, através de sua lealdade, integridade e da capacidade de suportar eventuais sofrimentos sem se deixar abater. Você terá resistência emocional para lidar com algumas situações difíceis. Procure conversar com mulheres mais velhas que já passaram por coisas parecidas com aquelas que lhe incomodam.
Conselho: Mantenha seu nível de exigência alto, não se contente com pouco."

Lembram de um post passado sobre minha "experiência" com o site de tarô? Pois então, continuo nela. O pior (?) é que o resultado da astrologia do site está coincidindo com o que tem acontecido!
Apesar disto, não virei uma viciada em horóscopo e adivinhações do futuro. É difícil para mim acreditar em coisas para as quais não tenho uma explicação beeem lógica. Não que eu seja cética, mas ...

terça-feira, 22 de maio de 2007

Parece de mentira... mas é real!

Um pouquinho da Holanda pelo Márcio Nel Cimatti, fotógrafo e "dono-proprietário" do blog "A janela laranja" (http://ajanelalaranja.blogspot.com)
E não tem só o país das tulipas.

Morangos, trabalho escravo e os vários lados da informação

Como não assisto TV aberta, não vi, só ouvi comentários. Alguns dias depois, por acaso, passando por uma televisão, ouço a Leilane Neubarth anunciando. Parei para ver.
Não sei se a matéria que vi foi editada ou foi a mesma que foi ao ar pela EPTV Sul de Minas (acredito que seja a mesma, mas...). Não sei qual jornal ela apresenta, nem seu alcance, tampouco se foi veiculada em outras edições ou outros programas.
O que sei é:
. generalizações podem ser muito irresponsáveis;
. uma história não tem apenas dois lados.
Ao parecer na TV, afirmando suspeitar que haja trabalho escravo nas lavouras de morango do Sul de Minas, a funcionária da fiscalização do Ministério do Trabalho pecou. Ela mesmo disse "suspeita". Com base em quê? Isto não foi dito.
"Empregados sem carteira assinada". Não posso afirmar por todos, mas sei que existem contratos de parceria, então não há vínculo empregatício.
"Aliciamento de trabalhadores". Novamente não garanto que não haja, mas quem mora na região sabe que migrantes aparecem por livre e espontânea vontade, atraídos pelos comentários de que há trabalho (o que não deixa de ser verdade). Chegam em ônibus precários que não sei como trafegam por estradas estaduais e federais, centenas de quilômetros sem serem apreendidos. Fazem a opção de morar no pedaço de terra onde se comprometeram a trabalhar mediante o contrato de parceria para economizar, já que teriam que pagar aluguel e transporte para chegar à lavoura.
É uma moradia digna? Não. Pelo menos para nós, acostumados ao conforto de uma casa com água, energia, esgoto e todos os benefícios que uma região rica como a nossa pode oferecer para grande parte da população.
Mas, em algum momento, alguém viu como esses trabalhadores vítimas da ganância dos morangueiros viviam?
É uma desculpa para explicar a situação em que se encontravam? Novamente não.

O que mais me incomodou na reportagem foi que, em nenhum momento, ouvi as supostas vítimas, não ouvi nenhuma reclamação por parte delas, assim como nenhum comentário, mínimo que fosse. Mas ouvi uma fiscal achando sem mostrar evidências de que fosse verdade. Ouvi uma manchete colocando todos os proprietários de terra com lavoura de morango do Sul de Minas no mesmo balaio. Ouvi pessoas que trabalham honestamente serem vítimas de chacotas e "brincadeiras" e terem sua credibilidade afetada.

Afinal, que jornalismo nós temos? Supostamente deveríamos assistir noticiários e ler jornais para nos informar. Mas a cada dia que passa, estou mais convencida de que, em proporção, a desinformação ganha da informação. Ter a informação incompleta gera opiniões equivocadas, por conseguinte, cidadãos não esclarecidos acreditando que tiveram acesso à verdade dos fatos.

Mas eu ainda acredito em um mundo melhor. E os jornalistas poderiam ajudar muito.

domingo, 6 de maio de 2007

Shopgirl

“As Ray Porter watches Mirabelle walk away, he feels a loss. How is it possible, he wonders, to miss a woman who he kept at a distance, so that when she was gone, he would not miss her? Only then does he realize how in wanting part of her but not all of her, he had hurt them both, and he cannot justify his actions except that, well, it was life.”

Hoje assisti "Shopgirl", com Steve Martin e Claire Danes, embaixo do edredom, quietinha.
Gostei, muito.
Como é de costume, estava visitando o blog "Síndrome de Estocolmo" e lá estava um post sobre o dia das mães - "Dia das Mães... e lá vem as mamadeiras e chupetas... "
A Denise mostra imagens da campanha da Claro para a data, cheia de chupetas e mamadeiras, mas nenhuma mãe amamentando, e questiona a intenção disso.
Concordo 200% com ela. Não acredito quando vejo pessoas que têm acesso à informação de um modo geral tratando a amamentação com descrédito ou sem importância devida, usando a mamadeira e a chupeta com desculpas várias para uma situação mais cômoda. O pior são quando médicos aconselham os chazinhos e as mamadeiras de leite em pó com "complementos", isso sem nem questionar a alimentação da mãe ou qualquer outro fator que o tenha levado a essa sugestão.
Mas, além de remeter a estes absurdos, o post me deixou incomodada por outro motivo.
Agenda setting, propaganda subliminar, teorias de comunicação e psicologia na mídia. Temas que para quem não é da área são totalmente desconhecidos, mas para mim não!
Não dá mais para fingir. Estou a procura de vida inteligente na Terra.

sábado, 5 de maio de 2007

Estou tentando...

Juro que estou, mas não consigo escrever mais de uma linha sem apagar tudo e começar outro assunto completamente diferente, ein weiteres Mal und ein anderes ...
Deve ser algo como abrir as comportas, só que do cérebro ao invés de uma represa. Jorram idéias demais e em velocidade. O perigo é me afogar nelas...

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Ultimamente não tenho conseguido fazer o que me propus: escrever.
Mas o interessante é que o motivo - estar pensando muito-, poderá render bons textos, mesmo que não sejam para serem expostos ao mundo, aqui, neste cantinho escuro.
Vamos ver no que é que dá...

Já que não me sai da cabeça...

Smile
Composição: Charles Chaplin

Smile
Tough your heart is aching
Smile
Even though it's breaking
When there are clouds in the sky, you'll get by
If you smile
Through your fears and sorrow, smile
And maybe tomorrow
You'll see the sun come shining through for you.
Light up your face with gladness
Hide ev'ry trace of sadness
Altho' a tear may be ever so near
That's the time you must keep on trying
Smile
What's the use of crying
You'll find that life is still worhwhile
If you just smile.

(Uma versão com a Orquestra Sinfônica a Bahia e o Olodum)